Fenômeno óptico

Fenômeno do Halo Solar chama a atenção, em Imperatriz

Fenômeno óptico durou pouco mais de 1 hora, entre o fim da manhã e inicio da tarde.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

IMPERATRIZ – Quem olhou para o céu em Imperatriz e municípios da Região Tocantina no fim da manhã deste sábado (27) teve a oportunidade de avistar um Halo Solar, um círculo de cores que se forma ao redor do Sol. O fenômeno óptico, semelhante ao arco-íris, se deu entre 11h30 e 12h40.

O geógrafo engenheiro ambiental José Costa Alencar explicou que o Halo Solar é resultado de uma pequena concentração gasosa comum nessa época do ano apenas no hemisfério sul devido a mudança de estação, nesse caso a chegada do inverno.

 Circulo ao redor do Sol chamou a atencão da populacão de Imperatriz e Região Tocantina. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)
Circulo ao redor do Sol chamou a atencão da populacão de Imperatriz e Região Tocantina. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

“Esse fenômeno é similar a um eclipse, a diferença é que no eclipse há interferência de planeta ou satélite natural, no caso a lua, mas ai não se formou sombra. Nesse caso aí se formou uma névoa celeste”, explicou.

Conforme especialistas existem cristais de gelo na atmosfera e estes funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias. É a partir dessa decomposição que se forma o circulo.

José Costa, que é professor do campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Imperatriz, alertou que o Halo Solar interfere nos raios infravermelhos e ultraviolenta.

  Fenômeno óptico durou pouco mais de 1 hora. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)
Fenômeno óptico durou pouco mais de 1 hora. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

Na prática isso significa prejuízo às plantações agrícolas e aumento dos riscos de câncer de pele para as pessoas que estiverem em exposição ao Sol no período.

O Halo Solar, também, pode se formar ao redor da lua, mas nesse caso a visualização das cores escuras é mais difícil, apenas as cores mais claras são visíveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.