Expoimp 2015

Promotoria do Meio Ambiente faz recomendações sobre 24ª Cavalgada

Animais deverão ser alimentados e sacolas distribuídas durante o percurso.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
Animais deverão ser alimentados e  sacolas distribuídas.
Animais deverão ser alimentados e sacolas distribuídas. (Arquivo/Imirante)

IMPERATRIZ - O Ministério Público do Maranhão, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e Militar e outros órgãos compareceram, na manhã desta sexta-feira (26), na sede das Promotorias de Justiça para definir algumas recomendações que regerão a 24ª tradicional Cavalgada de Imperatriz. O evento abrirá no dia 4 de julho a 47ª Exposição Agropecuária (Expoimp).


Como complemento ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC), a Promotoria do Meio Ambiente que definiu as diretrizes do evento, com a finalidade de proteger as pessoas e os animais.

De acordo com o promotor Jadilson Cirqueira, titular da 3ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, foi baixada uma Recomendação e todos os animais devem ser alimentados antes do evento.

“Ficou definido que todos nós, temos a responsabilidade de orientar os participantes da cavalgada, no sentido que não há haja maus tratos, abusos ou mutilações. Os cavaleiros e amazonas deverão cuidar dos animais, dar água e alimentar antes do percurso. Ficou acertado a recomendação que o Sinrural se compromete em disponibilizar água na concentração e no percurso”, afirma.

Ainda segundo o promotor, no ano passado houve quatro casos de abusos e maus tratos animais durante a Cavalgada.

“Citei exemplos de quatro casos de maus tratos e de abusos aos animais no ano passado, mostrei foto de um caso. A responsabilidade é de todos nós, de orientar sobre o cuidado com os animais e meio ambiente”, destacou o promotor Jadilson Cirqueira.

Meio Ambiente

Sobre a questão ambiental o Sindicato Rural (Sinrural) se comprometeu em distribuir três mil sacolas plásticas, para as pessoas colarem lixo e resíduos de alimentos.

Trajeto

Como em anos anteriores, os cavaleiros e amazonas devem se concentrar na Praça da Cultura, e de lá seguir o trajeto passando pela rua Coronel Manoel Bandeira, Luís Domingues, passando pela rua Amazonas e avenida Getúlio Vargas até chegar ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

Reunião

Ainda na tarde de hoje, ás 15h uma reunião com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e demais órgãos parceiros definirá detalhes sobre a interdição e o e sobre o percurso na rodovia BR-010.

A expectativa da comissão organizadora é que este ano, o número de participantes seja maior do que no ano passado, quando mais de 20 mil cavaleiros e amazonas estiveram presentes na cavalgada, considerada a maior da região Sul do Estado.

Evento

A Expoimp 2015 será realizada no período de 4 a 12 de julho, com uma vasta programação, que contará, além da agenda de shows, com leilões, rodeios, julgamentos, torneio leiteiro e mostras de serviços e produtos. A realização é do Sindicato Rural de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.