Qualificação

Mais de 50 conciliadores são capacitados em ITZ

Os cursos foram realizados na UFMA e na Facimp.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
( Foto: Assessoria / CGJ-MA)

IMPERATRIZ – Este mês, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), por meio da Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento (DTA), capacitou 53 conciliadores em Imperatriz. Foram realizados dois cursos de formação, um em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e outro com a Faculdade de Imperatriz (Facimp).

O primeiro curso foi realizado na UFMA com 25 alunos, capacitados pela facilitadora Maria Isalete Barreto. Na Facimp, o curso foi orientado por Washington Coelho e contou com 28 alunos.

A formação ofereceu aos participantes conhecimentos técnicos para exercer a função de conciliador, de forma imparcial primando por soluções capazes de levar justiça para as duas ou mais partes envolvidas nos processos judiciais.

Para a estudante do curso de Direito Ana Cleia, o curso mostrou novos caminhos e meios que podem ser utilizados na busca pela solução de um conflito. “Um novo meio que está sendo explorado no Direito. É uma oportunidade e tanto de aprendermos, enquanto estudante, os conceitos que levaremos para a nossa vida pessoal e profissional”, disse.

O objetivo do curso foi compreender, a partir dos princípios dispostos na Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, a importância da implementação da Política Nacional de Tratamento Adequado aos Conflitos de Interesses.

A série de cursos de Formação de Conciliadores é realizada para atender às demandas do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, tanto na capital quanto no interior do Estado. Após a etapa teórica, os cursistas irão passar por estágio supervisionado e vivenciar, na prática, situações de mediação nos Centros de Conciliação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.