Saúde

Saiba por que é importante realizar o teste do pezinho

Com o exame, é possível detectar doenças como anemia, cegueira, hipotireoidismo, entre outras.

Imirante Imperatriz, com informações do Ministério da Saúde.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Reprodução / Internet )

BRASIL – É apenas uma furadinha no pé e uma gotinha de sangue coletada. Parece um exame simples, mas, com o teste do pezinho, é possível identificar, precocemente, anemia, cegueira, hipotireoidismo, problemas nos rins e pâncreas, além de identificar distúrbios intelectuais.

O teste do pezinho deve ser feito após as 48 horas de nascimento da criança. A blogueira Nilza Castro, por exemplo, conta que a alteração genética do filho foi descoberta graças ao exame.

“Através do teste do pezinho, a gente detectou que o meu filho tem uma deficiência enzimática, que essa deficiência ela é diagnosticada através da triagem neonatal que é muito importante”, relatou a blogueira.

Segundo a coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Mendes, o teste do pezinho é importante para evitar complicações no futuro da criança. “Eu identifico e eu tenho tratamento adequado, e essa criança passa a ter uma vida normal, versus uma situação de que, se a gente não identificar e não intervir, essa criança pode ficar com uma sequela permanente ou até vir a óbito”, disse.

O teste do pezinho é oferecido, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas maternidades e postos de saúde do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.