Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Ações marcam Dia de Combate ao Trabalho Infantil em ITZ

Equipes do Cras vêm realizando várias ações, como palestras, a fim de alertar sobre o trabalho infantil.

Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
A equipe da Sedes aproveitou para apresentar os programas de assistência social.
A equipe da Sedes aproveitou para apresentar os programas de assistência social. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Nesta sexta-feira (12), comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Para relembrar a data, foi ministrada uma palestra para estudantes na manhã de hoje, na escola municipal Santos Dumont, localizada ano bairro Bacuri.

Desde início da semana equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), por meio da Secretaria de Assistência Social de Imperatriz (Sedes), vêm realizando várias ações, como palestras nas escolas da rede municipal de ensino, a fim de alertar sobre o trabalho infantil.

A assistente social do Cras, no Bacuri, Mayara Hanneza Aguiar, explica que é considerado trabalho infantil a atividade econômica ou de sobrevivência realizada por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos. Ela fala, também, da importância de informar sobre as consequências do trabalho infantil, e de incentivar as crianças a investir nos estudos.

“Os estudantes são agente multiplicadores, como temos uma cultura muito forte, nossos, pais, avós ligam muito o trabalho ao valor humano, e, às vezes, não investem na educação. Tem, também, a questão precária da renda, que leva as crianças a trabalhem como vendedores ambulantes, a exemplo na Beira-Rio, têm muitos casos”, explica.

A aluna Júlia Evely, de 11 anos, que estuda 6º ano na escola onde o evento aconteceu, aprovou a palestra e reconhece que a criança precisa mesmo investir nos estudos. “Trabalho infantil não é legal, a criança pode perder tempo e acaba prejudicando nos estudos, que é muito importante”, diz.

Durante as ações, a equipe da Sedes aproveitou para apresentar os programas de assistência social existentes em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.