Saúde

Psicóloga dá dicas sobre como parar de fumar

O hábito de fumar mata 6 milhões de pessoas por ano.

Imirante Imperatriz com informações da EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
No Brasil, foi registrado 28% menos fumantes em oito anos.
No Brasil, foi registrado 28% menos fumantes em oito anos. (Reprodução/Internet)

BRASIL – De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) o hábito de fumar mata seis milhões de pessoas por ano. No Brasil, foi registrado 28% menos fumantes em oito anos.

Para a psicóloga da área de Prevenção e Promoção de Saúde da Fundação do Câncer, Cristina Perez, o mais importante para que o fumante fique livre do tabaco, é a vontade e a crença de que viver sem cigarro é muito melhor e saudável.

"A gente recomenda que o fumante se planeje e, se organize para o dia que ele vai parar de fumar e, por pelo menos, 15 dias. É importante que no dia em que ele for parar, ele não tenha mais cigarro em casa, não tenha mais isqueiros, nenhum cinzeiro sujo”, aconselha a psicóloga.


Outra sugestão de Cristina Perez é que o fumante crie dispositivos para driblar o vício, como o uso de balas, chicletes, gengibre, canela em pau. Segundo ela, em apenas 20 minutos, a pressão arterial volta ao normal e em 24 horas a capacidade respiratória melhora.

A psicóloga alerta que as recaídas fazem parte do processo para chegar ao sucesso, o importante é continuar tentando.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.