Leite materno

Banco de leite: campanha de doação busca estabilizar estoque

As mães interessadas em doar devem procurar o Hospital Regional.

Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
 O estoque está com menos da metado do que o necessário. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)
O estoque está com menos da metado do que o necessário. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Lançada na manhã desta sexta-feira (22), a campanha Doe Leite e Salve uma Vida, promovida pelo Banco de Leite do Hospital Regional Materno Infantil, tem o objetivo principal de estabilizar o estoque, que está abaixo do necessário.

Atualmente, o hospital dispõe de, apenas, 35 doadoras, sendo que a necessidade, para um estoque seguro, é de, no mínimo, 80 mães fazendo a coleta. De acordo com a nutricionista Fabiana Galleno, que é a responsável técnica pelo Banco de Leite, com esse volume de leite, os bebês seriam atendidos, em um prazo otimista, por até dez dias, com controle de distribuição.

Segundo ela, a disponibilidade do alimento é essencial para a melhora dos recém-nascidos em estado crítico, com baixo peso e alto risco. “Nós temos um número bastante considerado, em torno de 80% de lotação dos leitos de UTI, e esses bebês precisam receber leite materno, devido a sua própria composição, fazendo com que ajude em sua melhora”, afirma a nutricionista.

Segundo ela, durante esse período, o leite materno é tida como a primeira vacina imunológica para a criança, além de fornecer os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável.

“O leite materno é essencial para o bebê porque ele já contem na sua propriedade o volume de água necessária que ele precisa para se hidratar. Nos primeiros sete dias ele estará recebendo o colosso, que são as primeiras células imunológicas, favorecendo a sua defesa, para que ele melhore, também, o seu quadro clínico e não receba nenhum outro tipo de patologia”, explica Fabiana.

Além das campanhas, ações de incentivo são realizadas diariamente dentro do próprio hospital, com a visita às mães, que são orientadas a fazer a coleta e ajudar outros bebês.

 Depois de coletado, o leite passa por processo de análise e higienização. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)
Depois de coletado, o leite passa por processo de análise e higienização. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

Doação

As mães que desejarem se tornar doadoras devem procurar o Banco de Leite do Hospital Regional. De acordo com os critérios do hospital, para doar a mulher deve estar com excesso de leite e passar por uma série de exames, incluindo de sangue, para checar o estado de saúde.

Após a primeira coleta, as responsáveis fazem visitas domiciliares para dar continuidade ao processo. Depois de coletado, o leite passa por um extenso processo, que envolve resfriamento, análise e higienização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.