Saúde

Imperatriz sedia encontro sobre a luta antimanicomial

O evento ocorre nesta sexta-feira (22) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

IMPERATRIZ – Com o tema “A concretização da Luta Antimanicomial a partir do fortalecimento dos serviços da Saúde Mental”, será realizado em Imperatriz, nesta sexta-feira (22), o I Encontro Histórico da Evolução da Luta Antimanicomial. O evento ocorre das 14h às 18h no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O encontro tem o objetivo de discutir a política de atendimento dos usuários da Rede de Saúde Mental, visando mostrar a evolução dos dispositivos criados para substituir o tratamento manicomial e fortalecer o controle social e as políticas públicas que são oferecidas ou estão ligadas à saúde mental do município.

O evento será coordenado pelo Grupo Gestor da Saúde Mental e contará com a participação da Atenção Básica, Semus e Gerência Regional de Saúde do Estado, além de instituições governamentais e não governamentais.

“Queremos mostrar para a sociedade como os portadores de transtornos mentais estão sendo tratados no nosso município. Mostrar que eles não estão sozinhos, que eles estão sim sendo amparados e de forma muito mais humanizada, por meio dos nossos dispositivos de atendimento”, explica o coordenador da Rede de Saúde Mental, Alberto Clésio.

A programação marca os dez anos de luta para concretizar sobre a nova estrutura de tratamento prevista a partir da Reforma Psiquiatra. “Todos os anos nós fazemos um evento alusivo ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado dia 18 de maio, para que as pessoas tomem conhecimento da nossa luta e da nossa evolução em relação às novas terapêuticas utilizadas para tratar os transtornos mentais”, afirma o coordenador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.