Igreja Católica

Dia Mundial das Comunicações: papa destaca importância da família

Estão previstas missas, seminários, debates e encontros em todo o Brasil.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Divulgação )

IMPERATRIZ – No 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado pela igreja católica neste domingo (15), o papa Francisco escreveu uma mensagem que trata da comunicação na família, que segundo o pontífice é no ambiente familiar que se descobre a verdadeira comunicação.

“Na família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e, todavia, são tão importantes uma para a outra… é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade”, disse o papa Francisco

Ainda segundo o santo padre, a família é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. "Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro", completou o papa.

Neste domingo, estão previstas missas, seminários, debates e encontro com comunicadores promovidos pelas dioceses, paróquias e comunidades de todo o Brasil.

“Que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa, para que cada vez mais os cristãos desenvolvam uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação”, sugere a Comissão para a Comunicação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Diocese de Imperatriz homenageou, na segunda-feira (11), jornalistas, radialistas, blogueiros e demais comunicadores da cidade. O bispo dom Gilberto Pastana fez uma celebração no pátio da catedral de Nossa Senhora de Fátima para os comunicadores da cidade, que foi encerrada com um café da manhã e entrega de certificados aos participantes.

Segundo o coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese de Imperatriz, padre Edinaldo Pereira, o Dia Mundial das Comunicações é celebrado no Domingo da Ascenção do Senhor. Ainda segundo o padre, este ano a carta com a temática da data foi lançada pelo papa Francisco no dia 23 de janeiro, o dia de São Francisco Sales, padroeiro dos jornalistas.

Para o bispo dom Gilberto, a data é um momento importante para a reflexão, principalmente, porque a maior dificuldade da comunicação é, ainda, a própria comunicação que é divulgada para atender a interesses econômicos e políticos.

“Deve-se ter por trás de todos os meios de comunicação a questão ética e moral, que é a verdade que tem que ser anunciada e, por isso, o papa pede que valorizemos a família como meio de comunicação”, afirmou dom Gilberto.

Veja, aqui, na íntegra, a carta do para Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.