Meio Ambiente

Amazônia: 1% das árvores captura metade do carbono da região

Floresta tem mais de 16 mil espécies de árvores.

Imirante Imperatriz,com informações da assessoria da BBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
A perda de floresta contribui com até 30% das emissões de gases que causam o efeito estufa.
A perda de floresta contribui com até 30% das emissões de gases que causam o efeito estufa. (Foto: Divulgação)

BRASIL – De acordo com dados de uma pesquisa internacional, metade do carbono que árvores da Amazônia capturam da atmosfera, é aprisionada por apenas 1% das espécies da floresta. A Amazônia abriga cerca de 16 mil espécies de árvores, mas apenas 182 dominam o processo de captura de gases que causam o efeito estufa, de acordo com os estudos.

Com 5,3 milhões de quilômetros quadrados, o ecossistema é a maior floresta tropical do mundo e essencial para o ciclo de sequestro de carbono do planeta: responde por cerca de 14% do carbono assimilado por fotossíntese e abriga 17% de todo o carbono estocado em vegetação em todo o planeta.

De acordo com uma das responsáveis pela pesquisa, Sophie Fauset, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, calcular exatamente quanto carbono é armazenado e produzido é importante para entender, o que pode acontecer no futuro sob condições ambientais diferentes.

O estudo toma como base as conclusões de uma outra pesquisa, de outubro de 2013, que encontrou 227 espécies "hiperdominantes" que respondem por metade dos 390 bilhões de árvores amazônicas.

Dentro desse universo, árvores de grande porte, que contém mais biomassa e portanto mais carbono, são mais influentes no ciclo. Shopie completa: "como as árvores são organismos que vivem por muito tempo, isto significa que o carbono é removido da atmosfera por décadas, se não séculos."

Outro estudo, publicado recentemente, sugeriu que as emissões globais de carbono da floresta podem estar sendo subestimadas, pois os cálculos não levariam em conta árvores mortas logo após o desmatamento.

O dióxido de carbono é liberado por essa vegetação durante o processo de decomposição. A perda de floresta contribui com até 30% das emissões de gases que causam o efeito estufa, rivalizando com o setor de transporte.

No Brasil, 61% das emissões são resultantes de mudanças de uso do solo e desmatamento, segundo a ONG Institude de Pesquisa Ambiental da Amazônia. O país está entre os cinco maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa, de acordo com a organização.

Aproximadamente 17% da floresta – uma área equivalente a quase duas vezes ao do Estado do Maranhão – já foram convertidos para outras atividades de uso do solo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.