Economia

Queda: emplacamentos de caminhões reduz 46% em abril

A redução é em comparação com igual período do ano passado.

Divulgação / CNT

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Ed Santos / Acorda Cidade)

BRASIL – Levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) aponta que a quantidade de emplacamento de caminhões novos registrou queda de 46,7% no mês de abril, se comparado com igual período do ano passado. Em relação a março, a redução foi de 10,7%.

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção, o volume de carga a ser transportado hoje é mínimo. “Com exceção do agronegócio, que está em alta, não há outro setor que sustente o segmento de caminhões. Sem PIB não há vendas neste segmento”, afirmou.

O cenário econômico e os resultados negativos fizeram a entidade rever as projeções para esse segmento da indústria neste ano. No caso de caminhões, a Federação estima queda de 41% nos emplacamentos de 2015, totalizando 80,8 mil unidades. Já o mercado de ônibus deve ter redução de 21%, com 25,3 mil veículos comercializados.

Somados todos os segmentos, automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários, tratores e máquinas agrícolas, a redução foi de 16,6% no acumulado do ano. Nos primeiros quatro meses de 2015, foram emplacadas quase 1,4 milhão de unidades contra 1,6 milhão em igual período de 2014.

Até o final do ano, a Fenabrave estima retração total de 16%, com um total de 4,1 milhões de unidades novas vendidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.