Saúde

Higiene bucal previne doenças, alertam especialistas

O câncer bucal é um tumor maligno que mata mais de 4 mil pessoas por ano.
Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.06/05/2015 às 00h02

BRASIL – De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), o valor estimado do câncer bucal no Brasil é de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres.

O câncer bucal é um tumor maligno que mata mais de 4 mil pessoas por ano e atinge a boca e parte da garganta, podendo passar para os lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

“Uma boa higiene bucal evita muitas infecções, não só na boca, mas no coração, no pulmão, já que a infecção pode se espalhar pela corrente sanguínea. Além de evitar doenças, a higienização bucal proporciona uma melhor qualidade de vida”, alerta o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Morilhas.

O CFO também alerta para a importância da prevenção, por meio da higiene bucal, para evitar várias doenças causadas por infecção dentária. A prevenção também deve ser o foco na necessidade de ampliação das políticas públicas no país.

Veja as dicas para ter uma boa higiene bucal:

- Escove os dentes três vezes por dia;

- Use fio e creme dental diariamente;

- Vá ao consultório odontológico regularmente, pelo menos a cada seis meses;

- Fique atento a feridas na boca que demoram a cicatrizar;

- Fumo e bebidas alcoólicas aumentam o risco de incidência do câncer de boca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.