Novo prazo

Prorrogado prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural

O prazo se estenderá por mais um ano.

Imirante Imperatriz com informações,da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
O CAR serve como um banco de informações sobre os imóveis rurais.
O CAR serve como um banco de informações sobre os imóveis rurais. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

BRASIL - Produtores rurais terão mais um ano para se inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo final iria até a próxima terça-feira (5), mas o ministro interino do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, anunciou nesta quinta-feira (30), na Comissão de Agricultura da Câmara, que o governo decidiu adiar a obrigatoriedade. O decreto de adiamento será publicado na semana que vem.

Criado pelo Código Florestal e aprovado em maio de 2012, o CAR serve como um banco de informações sobre os imóveis rurais. O cadastro reúne dados como a delimitação das áreas de proteção, reserva legal, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública.

O ministro Gaetani foi convidado para explicar a atual situação do CAR e discutir a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. No debate com os parlamentares ele afirmou que o governo ainda estuda um modelo de pagamento pela perservação das florestas.

“Já existem experiências exitosas em São Paulo, no Rio de Janeiro, Amazonas, Acre, Paraná, Espírito Santo, mas o desafio é encontrar uma forma de desenvolver essa ferramenta para usá-la em todo o território”, explicou Gaetani.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.