Prevenção

Saúde dos joelhos: cuidados simples podem evitar doenças graves

Os joelhos são as articulações mais exigidas do corpo.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
As doenças traumáticas e degenerativas podem ser prevenidas com atitudes simples.
As doenças traumáticas e degenerativas podem ser prevenidas com atitudes simples. ( )

BRASIL - Responsável por suportar o peso do nosso corpo, os joelhos são as articulações mais exigidas no dia a dia, são também as que mais sofrem. As causas do sofrimento são diversas, de patologias de origem genética, como má formações, passando por patologias traumáticas, causada por lesões, até as patologias degenerativas, decorrentes principalmente por desgaste e sobrepeso.

O ortopedista Fabiano Nunes explica que as doenças traumáticas e degenerativas podem ser prevenidas com atitudes simples, como controlar o peso; evitar o sedentarismo e usar sapatos adequados.

Mas só a prevenção não basta. É importante ficar atento aos sinais do corpo quando o joelho não está bom. Além de dores, quando a articulação está com problemas, pode apresentar inchaço e crepitação que é o barulho provocado por lesões. Nesses casos, um ortopedista deve ser procurado para diagnóstico e indicação de tratamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.