Saúde

Sedentarismo atinge quase a metade da população brasileira, alerta SBH

Cerca de 67,2 milhões de pessoas são sedentárias.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
sEgundo O IBGE  67,2 milhões  de pessoas são sedentáriAs.
sEgundo O IBGE 67,2 milhões de pessoas são sedentáriAs. (Foto: Reprodução/Internet)

BRASIL – Neste domingo (26), é dedicado ao Dia Nacional de prevenção e Combate a Hipertensão. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) manifesta a sua preocupação com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o sedentarismo no Brasil. A pesquisa revela que 46% dos adultos, ou seja, um total de 67,2 milhões são sedentários.

Para a entidade, além do sedentarismo, o estresse, maus hábitos alimentares, excesso de peso e a idade são fatores de risco para a hipertensão, que tem estimativa de acometer 5 a 10% da população com até 18 anos, ou seja, 7 milhões de crianças e adolescentes e cerca de 30% da população adulta, chegando a mais de 50% na terceira idade.

Já o estresse, por exemplo, está associado diretamente às doenças do coração e à hipertensão arterial só no Brasil, 70% da população economicamente ativa sofre deste mal. Nas crianças e adolescentes a hipertensão já está francamente associada ao excesso de peso e sedentarismo.

“O sedentarismo, entre outros agravantes, é um dos fatores de risco para a hipertensão. Assim, o nosso objetivo é conscientizar a população da importância da atividade física e alimentação saudável para o controle de doenças crônicas e cardiovasculares”, afirma Fernando Almeida, nefrologista membro da SBH.

A SBH também procura orientar e conscientizar a população por meio de seus 10 Mandamentos da prevenção da pressão alta.

Confira as dicas da entidade:

Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

Pratique atividades físicas todos os dias.

Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

Abandone o cigarro.

Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

Ame e seja amado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.