Crítica

Artista cria Simpsons negros e alerta contra racismo

Numa sequência Bart Simpson é morto por policial.

Imirante Imperatriz, com informações da BBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
As ilustrações são do chargista Alexsandro Palombo.
As ilustrações são do chargista Alexsandro Palombo. (Foto: Divulgação)

MUNDO - Um artista italiano recriou personagens do desenho Os Simpsons para trazer atenção internacional a supostos episódios recentes de racismo nos Estados Unidos.

Na série de obras publicadas numa rede social pelo chargista Alexsandro Palombo, a pele amarela de Homer, Bart, Marge, Lisa e Maggie Simpson ganha tonalidade mais escura. As tiras trazem mensagens como Pare com o racismo, Justiça e Policiais nunca dormem.

Uma das sequências mais comentadas retrata Bart Simpson fugindo de um policial armado e depois morto sobre um gramado. As ilustrações fazem referência à morte de Walter Scott, um homem negro de 50 anos, morto pelas costas por um policial branco na Carolina do Sul, no início de abril.

Os desenhos também remetem à morte do garoto Tamir Rice, de 12 anos, baleado em Cleevland, em novembro passado, quando brincava com uma pistola de brinquedo. "Esta série visa denunciar acontecimentos raciais inacreditáveis que ocorreram recentemente", diz o artista, que vive em Milão.

Além dos casos Scott e Rice, as imagens também reconstroem a morte de Erick Garner, de 43 anos, assassinado em julho do ano passado. Contido por um policial na rua, ele era asmático e não resistiu a um mata leão. Garner gritou “não consigo respirar” pelo menos duas vezes, depois disso ele morreu no hospital.

Em frente a uma estátua da Liberdade coberta por uma máscara cônica da Ku Klux Klan, a família Simpson é retratada com as bocas cobertas pela mensagem "não consigo respirar". A frase também foi mote de uma intensa campanha nas ruas e nas redes sociais após a morte de Garner.

Questionado sobre riscos de enfrentar processos legais pela apropriação dos traços dos Simpsons, Alexsandro diz que o uso de figuras icônicas é parte de sua linguagem artística.

Em relação ao Brasil, Alexsandro Palombo diz que conhece bem a realidade brasileira. "Acho que o Brasil deveria dar mais atenção ao problema do racismo. As pessoas são fortemente discriminadas e vítimas de preconceito. Há muitas diferenças no estrato econômico e social", afirma.

Do total de 56.337 homicídios registrados no Brasil em 2012, segundo o estudo Mapa da Violência, 57,6% tiveram com vítimas jovens com idade entre 15 a 29 anos - 77% deles eram negros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.