Educação

Surdos de ITZ comemoram 13 anos da oficialização da lei de Libras

Uma palestra foi ministrada para lembrar a data.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
Uma palestra foi ministrada para lembrar a data.
Uma palestra foi ministrada para lembrar a data. (Divulgação /Assessoria)

IMPERATRIZ - O setor de inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semeed) de Imperatriz, realizou nesta sexta-feira (24), a palestra com a instrutora da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Rayane Alencar sobre A Importância da oficialização da Lei de Libras para a comunidade surda.

“Hoje, comemoramos 13 anos da Lei de Libras no Brasil. O evento de comemoração por todos esses anos de conquistas é realizado com a comunidade surda de Imperatriz e com a presença de todos os alunos surdos matriculados na rede municipal de ensino do município, inclusive os alunos da Escola Bilíngüe”, esclareceu Leila Lopes, coordenadora do SIADI.

Leila explica que a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, garante formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras, como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Para isso, os sistemas educacionais devem garantir a inclusão do ensino da Libras nos cursos de formação, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Inclusão

Em Imperatriz, os alunos da rede municipal de ensino com surdez contam com ações do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade como o Atendimento Educacional Especializado realizado em escolas que possuem as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e além disso, a rede municipal possui a segunda Escola Bilíngüe de todo o Estado,

A escola municipal professor Telasco Pereira Fialho-Bilingue fica no bairro São José do Egito e atende cerca de cem alunos de 1° ao 5º ano do ensino fundamental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.