Ciência

Por que mosquitos picam algumas pessoas mais que outras?

A atratividade a mosquitos pode estar ao odor corporal.

Imirante Imperatriz, com informações da BBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
O próximo passo é descobrir quais genes específicos estariam envolvidos.
O próximo passo é descobrir quais genes específicos estariam envolvidos. (Divulgação)

MUNDO - Cientistas da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos agruparam 19 gêmeos não-idênticos e 18 gêmeos idênticos para testar a atração a mosquitos. E descobriram que gêmeos idênticos atraíam a mesma quantidade de picadas, o que sugere a influência de fatores genéticos nesse processo.

Em uma série de testes, cada gêmeo colocou uma das mãos no final de um túnel de vento em formato de Y. O ar foi bombeado para dentro do túnel, levando consigo odor. Depois, enxames de mosquitos foram liberados, movendo-se para longe ou perto de cada mão.

No caso dos gêmeos idênticos houve uma distribuição uniforme dos mosquitos. Isso sugere que os insetos não tinham preferência pelo cheiro de uma mão ou outra. Por outro lado, resultados com testes em gêmeos não-idênticos foram mais variados.

Pesquisadores acreditam que a atratividade a mosquitos pode estar relacionada a genes ligados ao odor corporal. O próximo passo é descobrir quais genes específicos estariam envolvidos.

Comentando a pesquisa, o professor David Weetman, da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, disse que o resultado é intrigante.

"É a primeira vez que uma base genética foi demonstrada. Mas mosquitos não são atraídos apenas pelo cheiro - fatores como o dióxido de carbono também desempenham um papel”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.