Cultura

Evento discute cultura dos povos indígenas no Maranhão

O debate será realizado nesta quarta-feira (22), ás 15h em ITZ.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
No século XVII, a população indígena no Maranhão, era composta por cerca de 250.000 pessoas.
No século XVII, a população indígena no Maranhão, era composta por cerca de 250.000 pessoas. (Foto: Reprodução / Internet)

IMPERATRIZ – Ainda como parte da programação voltada para o Dia do Índio, comemorado no último dia 19 de abril, será realizada na tarde desta quarta-feira (22), uma palestra sobre “Manifestação da Cultura dos povos indígenas no Maranhão”.

O debate, que é aberto ao público, será realizado às 15h, na sede da escola localizada na Rua Santa Catarina, bairro Maranhão Novo, e terá como palestrante a indígena e assistente social da Casa de Apoio a Saúde Indígena e da Fundação Nacional do Índio (Funai), Suluene Santana.

“Vamos ter a oportunidade de ouvir do próprio índio quais são suas dificuldades em manter sua cultura. Lançar esse debate na escola é importante por que as problemáticas vão além da questão da terra e do extermínio, que são as mais debatidas”, disse a palestrante.

História

No século XVII, a população indígena no Maranhão, era composta por aproximadamente 250.000 pessoas, agrupados em cerca de 30 etnias. Hoje, são apenas 25 mil, divididos em poucos grupos etnicos Tentehar/Guajajara, Ka’apor , Awa/Guajá, Krikati, Pukobiê/Gavião, Ramkokamekra/Canela, Apaniekra/Canela, Krepunkatyê e os Krenjê.

As causas para a diminuição da população são as mais diversas. Vão desde escravização no período colonial, as doenças importadas, a miscigenação forçada, a imposição de modelos culturais, até ausência de políticas públicas de educação e preservação desses povos. Daí a importância de se discutir as problemáticas em torno da cultura indígena.

Outras informações pelos telefones: (99) 3525-5369 ou (99) 3524-6811.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.