Evento

ITZ: simpósio discute Botânica na Região Tocantina

O evento ocorreu na UFMA e foi alusivo ao Dia Nacional da Botânica.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44

IMPERATRIZ – Propiciar aos alunos complementação aos assuntos botânicos, com enfoque na flora tocantina, esse foi o objetivo do I Simpósio de Botânica da Região Tocantina, que encerrou as atividades nessa sexta-feira (17). Com palestras e minicursos, o simpósio reuniu alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais (LCN) e Ciências Biológicas.

Realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o evento teve como tema Conhecimento Botânico no Cerrado e na Amazônia e, também, foi alusivo ao Dia Nacional da Botânica.

“O evento foi pensado, principalmente, porque estamos na semana em que se comemora o Dia Nacional da Botânica e serve para oferecer um maior conhecimento dos alunos a respeito deste tema, visto que muitos alunos gostam e querem aprimorar seus conhecimentos nessa área”, destacou a professora Janilde de Melo.

Para a estudante de LCN, Sara Estefany Silva Pereira, o simpósio, além de evidenciar um tema importante, foi uma forma de interagir com acadêmicos de outras instituições, “o evento tem como objetivo resgatar os alunos para a prática de botânica que ficou meio defasada no ensino básico, e é uma oportunidade de agregar os alunos de outras escolas, como também de trazer um novo olhar a respeito desta temática”, disse.

Durante o simpósio, foram realizados minicursos de Iniciação de Desenho Botânico; Métodos Extrativos e Análise Fotoquímica de Plantas Medicinais; e Técnicas de Coleta e Herborização de Material Botânico.

Segundo o professor Nertan Dias Mais, que ministrou o minicurso Iniciação ao Desenho Botânico, a formação contribui com a formação de profissionais na área, que é pouca.

“O objetivo foi contribuir para ajudar o trabalho do pesquisador biólogo para que a pesquisa fique mais ilustrativa” afirmou, lembrando que, a partir da abordagem, podem surgir temas de monografias com ilustrações científicas sobre arte e ciência, envolvendo ilustração científica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.