Prevenção

Saúde dos ouvidos: prevenção pode evitar sérios danos

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Os problemas auditivos atingem mais de 5% da população brasileira.
Os problemas auditivos atingem mais de 5% da população brasileira. (Foto: Reprodução)

Brasil - O diagnóstico precoce, de preferência na fase pré-natal, é uma das principais formas de prevenir e combater problemas auditivos e a surdez.

De acordo com dados do IBGE, no Brasil, os problemas auditivos atingem mais de 5% da população (cerca de 9,7 milhões de pessoas).

Segundo o otorrinolaringologista, Gustavo Barros, alguns casos de problemas auditivos poderiam ser evitados. “É importante lembrar de que existem hoje diversos meios de prevenção e reabilitação das perdas auditivas. E, nesse caso, o otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para consultas”, reforça.

Ainda de acordo com o especialista, diversos fatores podem desencadear um problema auditivo, entre esses fatores estão doenças genéticas; malformações; infecções na gravidez; doenças infecciosas do ouvido e do sistema nervoso central; medicações tóxicas para o ouvido interno; tumores; entre outras.

“Normalmente, existe uma queixa de diminuição da audição, mas pode haver outros sintomas associados como zumbido, tonturas, sensação de ouvido tampado e dificuldade de entender as palavras”, explica o médico.

Caso haja a manifestação de algum desses sintomas, o primeiro exame recomendado é a audiometria – que mede a audição por meio de instrumentos.

O médico Gustavo Barros, lembra que cada caso deve ser conduzido de acordo com o tipo de perda e a causa específica. “O importante é saber que, quanto mais cedo for feita a reabilitação auditiva, melhor será a evolução do quadro auditivo, pois o tempo de privação sonora será menor”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.