Dicas

Veja quatro testes para encontrar vazamentos de água em casa

Estas dicas podem ajudar a economizar água e dinheiro.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ – Com as constantes falhas no abastecimento de água em Imperatriz, é essencial evitar o desperdício e ficar atento a possíveis vazamentos, que podem, inclusive, aumentar a conta no fim do mês.

Pensando nisso, o Imirante Imperatriz reuniu cinco testes básicos para detectar vazamentos dentro de casa. As dicas foram tiradas dos sites da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) e da Companhia de Águas do Brasil (CAB).

Teste do hidrômetro
1. Feche todas as torneiras e aparelhos que consumam água;
2. Confira o relógio e anote o número (ou a posição do ponteiro);
3. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou ponteiro se movimentou.
Se houve alguma mudança, é sinal de que existe algum vazamento na casa. Chame um profissional para localizar e solucionar o problema.

Teste do vaso sanitário
1. Jogue pó de café no interior do vaso sanitário;
2. Espere dez minutos;
3. Veja se o pó ainda está no fundo do vaso.
O normal é que o pó de café continue depositada no interior do vaso, caso contrário, é sinal de que há vazamento na válvula ou na caixa de descarga. É preciso identificar o problema e trocar a peça defeituosa.

Teste da caixa d’água
1. Feche todas as torneiras e aparelhos que consumam água e não utilize os sanitários;
2. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água;
3. Vá até a caixa d’água e marque, no próprio recipiente, o nível em que está a água e verifique se, após uma hora, ele baixou.
Se o nível da água baixar, existe algum vazamento na encanação da residência. Chame um profissional para localizar e solucionar o problema.

Teste da torneira
1. Feche bem as torneiras;
2. Observe se, mesmo fechada, ela continua pingando.
Caso a torneira continue pingando, mesmo estando trancada, é preciso trocas o “courinho”, uma borrachinha que fica dentro do aparelho. Para isso, pode-se chamar algum profissional.
Uma torneira pingando pode desperdiçar até 46 litros de água por dia, o equivalente a 1.380 litros por mês, o que, além do próprio desperdício, acaba pesando muito na hora de pagar a conta.

Veja quatro testes para encontrar vazamentos de água em casa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.