Prevenção do câncer

Ampare realiza ação em ITZ para lembrar luta contra o câncer

A ação ocorreu na Praça de Fátima neste sábado (11).

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Divulgação/ Ascom)

IMPERATRIZ - A Associação de Amparo aos pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), realizou na manhã deste sábado (11), uma ação social na Praça de Fátima, centro da cidade, para lembrar o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, comemorado na última quarta-feira (8).

A ação contou com a participação de voluntários da instituição e também, com apoio de acadêmicos dos cursos de enfermagem e de nutrição, de faculdades particulares de Imperatriz.

Houve a distribuição de panfletos e folhetos educativos para as pessoas que passavam pelo local, com dicas práticas de como previnir diversos tipos de câncer.

Dados

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) 580 mil casos de câncer serão diagnosticados em 2015 no Brasil, número que deve aumentar com o envelhecimento da população e o aumento do tabagismo no sexo feminino. Se medidas efetivas de prevenção e cura da doença não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vivem nos países em desenvolvimento.

Câncer

Os novos casos da doença devem contabilizar 180 mil de câncer de pele, 69 mil de próstata, 57 mil de mama, 33 mil de cólon e reto e 27 mil de pulmão. Os dados são baseados em estimativas de incidência mundial, o que pode variar conforme o país ou até mesmo Estado e município. Cerca de 80% das causas de câncer estão relacionadas a fatores externos, como tabagismo, exposição ao sol, má alimentação, meio de vida ou causas genéticas.

Ampare Apoio


Associação de Amparo ao Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), instituição beneficente que desde 2004 oferece assistência social gratuita para pacientes e familiares na luta contra o câncer, em Imperatriz. A ONG possui uma casa de apoio intitulada Solar da Ampare, que acolhe pacientes e acompanhantes de toda a Região Tocantina, que estão em tratamento na cidade. Conta, ainda, com um escritório, instalado nas mediações do Hospital São Rafael, que atende aos pacientes por meio do SUS, para auxiliar na marcação de consulta e acompanhamento de exames.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.