Saúde

Obesidade: má alimentação faz parte da rotina das crianças

Mais de 30% das crianças acima de 10 anos estão com sobrepeso.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Má alimentação e falta de exercício prejudica saúde de crianças e adolescentes.
Má alimentação e falta de exercício prejudica saúde de crianças e adolescentes. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Os hábitos de vida entre as crianças e adolescentes brasileiros apresentam, cada vez mais, resultados negativos à saúde desses jovens. Segundo dados divulgados em março, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o percentual de crianças entre 5 e 9 anos de idade que estão acima do peso chega a 33,5%. Já na adolescência, o quantitativo é de 20,5%.

A segurança alimentar foi­ o tema do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. O principal objetivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) é estimular a população para o consumo de alimentos saudáveis, capazes de promover saúde e mais qualidade de vida, reduzindo doenças como a obesidade, diabetes e hipertensão.

Para a nutricionista do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, vinculado à Ensp/Fiocruz, Sueli Rosa Gama, as elevadas taxas de sobrepeso se devem a uma alimentação baseada em produtos ultraprocessados, com alta quantidade de açúcar, sal e gorduras saturadas, responsáveis no mundo todo pela epidemia de obesidade.

Além disso, a especialista aponta o tempo gasto com tablets, celulares, computadores e videogames como o principal responsável pelo sedentarismo, condição que pode agravar esse quadro.

Segundo a nutricionista, em pesquisa realizada com crianças atendidas pelo Centro de Saúde e pela Clínica da Família Victor Valla, em 2004, 73% das crianças consumiam a merenda escolar regularmente. Já em 2012, este percentual caiu para 48%. “O porquê dessa recusa das crianças é um dos assuntos que estou estudando no meu doutorado”, comentou Sueli. O estudo, intitulado Jogue Limpo com o seu Coração, examinou, nos anos de 2004, 2008 e 2012, 690 crianças entre 5 e 9 anos de idade.

Destas, 30% responderam beber diariamente refrigerantes e sucos industrializados. Apenas 34% delas consumiam frutas cítricas em 2004. Em 2012, o número caiu para 23%. A falta de exercícios físicos também foi um fator preocupante. “Já está comprovado que assistir a programas de televisão ou jogar eletrônicos, como videogame ou computador, por mais de quatro horas consecutivas, leva a criança a se tornar sedentária. Em 2012, nossa pesquisa apontou que quase 20% das crianças ficavam mais de quatro horas em frente à tela”, detalhou Sueli.

Para auxiliar e estimular hábitos saudáveis de alimentação, o Ministério da Saúde, divulgou em novembro de 2014, o Guia Alimentar para a População Brasileira, o guia apresenta dez passos da alimentação saudável, que abordam desde a refeição familiar ao consumo de alimentos tradicionais, como o feijão com arroz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.