Novo curso

UFMA em Imperatriz ganha curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia

O BCT tem a duração de três anos e deverá ser oferecido no período noturno.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
A primeira turma está prevista para o primeiro semestre de 2016.
A primeira turma está prevista para o primeiro semestre de 2016. (Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ - O curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) será instalado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz. A turma inicial está prevista para o primeiro semestre de 2016, com vagas abertas já no próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

De acordo com a professora doutora em física da UFMA Franciana Pedrochi, o projeto do curso foi aprovado pelo Conselho Universitário nessa segunda-feira (6). Os próximos passos para a instalação do curso correspondem à abertura de editais para contratação dos professores que irão compor o quadro.

O BCT tem a duração de três anos e deverá ser oferecido no período noturno, com vagas para cerca de 60 alunos. Segundo Franciana, a escolha do horário se deve a uma exigência do Ministério da Educação (MEC), que determina a oferta de cursos, também, durante a noite.

“A UFMA em Imperatriz tem um baixo índice de cursos noturnos e, por conta da exigência do MEC, isso pode diminuir a nota em futuras avaliações de desempenho da universidade”, explica.

O curso tem o objetivo de formar profissionais generalistas, capacitados para atuação na sociedade e no mercado de trabalho (formação de primeiro ciclo), bem como preparar egressos que optem por uma formação de segundo ciclo em cursos de Engenharia da UFMA, desde que estejam vinculados a instituição.

Os alunos que optarem pelo segundo ciclo podem ingressar as seguintes engenharias: Civil, Mecânica, Computação e Ambiental/Sanitária.

Franciana lembra, ainda, que, além de formar profissionais multidisciplinares, os egressos do BCT são aptos para cursar uma pós-graduação, como o Mestrado em Ciências Materiais, em funcionamento desde 2013 no campus de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.