Sedentarismo

Pesquisa comprova: passamos tempo demais sentados

Esse costume torna o metabolismo mais lento.

Imirante Imperatriz, com informações da BBC NEWS.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Sendentarismo é causa de diversas doenças.
Sendentarismo é causa de diversas doenças. (Foto: Divulgação)

MUNDO - Uma pesquisa da organização British Heart Foundation e da Get Britain Standing, realizada com 2 mil pessoas, constatou que 45% das mulheres e 37% dos homens ficam de pé menos de 30 minutos por dia, enquanto trabalham.

Mais da metade dos participantes almoça em própria mesa, e 78% acreditam que ficam muito tempo sentados.

Especialistas consideram o sedentarismo como um dos grandes vilões nos cuidados com a saúde. Pesquisas já associaram este comportamento a problemas cardíacos, diabetes tipo 2, câncer e problemas mentais.

Mesmo entre aqueles tentam levar um estilo de vida saudável, como ir ao escritório de bicicleta, foi identificado o efeito negativo de passar longos períodos sentados.

Esse costume torna o metabolismo mais lento e altera a forma como o corpo controla os níveis de açúcar no organismo, a pressão sanguínea e a queima de gordura.

"Todos somos vítimas do nosso entorno. Hoje, a inatividade predomina no ambiente de trabalho, e passamos cada vez mais tempo sentados", diz Gavin Bradley, do Get Britain Standing, que lançou uma campanha de concientização sobre o assunto no Reino Unido.

Entre as propostas de hábitos mais saudáveis no trabalho estão ações simples, com usar a escada em vez do elevador, não almoçar na mesa de trabalho, fazer um pausa no uso do computador da cada 30 minutos ou ir até a mesa de um colega, em vez de telefonar ou enviar uma mensagem para falar com esta pessoa.

"Em comparação com há 100 anos, nosso nível de atividade diária é bem menor. O trabalho manual vem sendo reduzido continuamente. Mesmo se você precisar construir uma estrada, fará isso sentado em um trator", avalia Mike Loosemore, diretor de medicina esportiva do University College Hospital, no Reino Unido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.