Semana Santa

Semana Santa: simbologias para o católico

Na Sexta-feira Santa, os fieis relembram a paixão e morte de Cristo.

Geovana Frasão/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Diana Cardoso / Imirante Imperatriz)

Foto[bispoleg.jpg | Na Semana Santa, as missas têm significado especial. (Foto: Geovana Frasão / Imirante Imperatriz) [/fotolegenda]

IMPERATRIZ – Durante a Semana Santa, as missas para o povo católico têm significado e dinâmica especial. O período é dedicado à reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade.

As celebrações diferenciadas, começam na quinta-feira, com a Missa dos Santos Óleos. O bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, explica o ritual que dá nome à missa, realizada na manhã da quinta-feira.

“Desde os primeiros séculos, os cristãos já usavam o azeite nos rituais. O óleo abençoado na Missa dos Santos Óleos será utilizado ao longo do ano, nos sacramentos do batismo, do Crisma, na ordenação presbiteral e episcopal e na unção dos enfermos”, esclarece.

Nas cerimônias de batismo o azeite é colocado na testa e no peito do batizando, e representa a força de Deus. O óleo utilizado no sacramento do Crisma, tem uma essência, o nardo, que é a mesma essência derramada sobre os pés de Jesus por Maria. Segundo Dom Gilberto significa o perfume da vida, que é agradável a Deus.

Também na quinta-feira, à noite, é celebrada a Missa da Instituição da Eucaristia, que lembra o momento em que Jesus Cristo consagrou o pão e o vinho. Para os católicos é o ponto mais importante da missa.

Na Sexta-feira Santa, os fieis relembram a paixão e morte de Cristo. O padre Elisvaldo Cardoso, explica que na sexta-feira, a Igreja recomenda o silêncio e o jejum. O sacerdote comenta ainda, que às 15 horas, todas as igrejas católicas celebram o sacrifício de Jesus e veneram a cruz, em sinal de reconhecimento pelo ato de doação de Cristo.

“É o único dia do ano em que não há missa, somente a celebração da Paixão do Senhor”, diz o padre.

No sábado ocorre o encerramento do tríduo pascal, que inicia na quinta-feira santa, são três dias de reflexões intensas sobre a missão e mensagem de Cristo. À noite há a Vigília Pascal, de acordo com padre Elisvaldo nessa vigília, o povo católico se reúne para rezar e refletir a ressurreição de Cristo.

O padre complementa, dizendo que o período da quaresma, reforçado pelas atividades intensas, promovidas pela Igreja, nos dias da chamada Semana Santa, são propícios à conversão.

“Também é um momento oportuno para o perdão, para questionarmos nosso papel enquanto cristão”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.