Semana Santa

Padre de Imperatriz explica sobre o sentido da Semana Santa

Ele fala da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Padre Valdeci Martins fala da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Padre Valdeci Martins fala da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. (Divulgação/ José Bispo de Sousa)

IMPERATRIZ – A preparação para a Semana Santa, período mais importante para o Cristianismo, cada dia tem um significado especial. Iniciada com a quarta-feira de Cinzas, que é o momento de preparação denominado pelos cristãos como Quaresma. Logo após, vem o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa.

Segundo o padre da Catedral de Fátima, Valdeci Martins, os fiéis são convidados a refletir espiritualmente, e colocar em prática a fé cristã católica durante a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

“Com a Quaresma os fiéis são convidados a se preparar para a celebração dos mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os cristãos são chamados a prática do jejum, oração, do silêncio, caridade, e buscar a prática da penitência”, afirma o padre.
Segundo o religioso, a cor litúrgica é o roxo, tem a celebração do Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém. “Hoje, os fiéis carregam ramos, imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor”, explica.

Tríduo Pascal

O pároco Valdeci Martins explica que o ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal, também conhecido como o Tríduo Sacro que se inicia com a missa da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo.

Quinta-feira Santa (2)

“Temos pela manhã a celebração dos Santos óleos, aonde o bispo, abençoa os três óleos que são usados nos sacramentos, da crisma, catecúmenos e dos enfermos. Na ocasião os padres fazem renovação do compromisso e chamado de ordenação. A noite, temos missa lava pés, em que o celebrante recorda o gesto de humildade de Cristo que lavou os pés dos discípulos”, conta.

Sexta-feira (3)

A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa.

“Celebramos a Via Sacra na sexta-feira Santa. A igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo. Dia de silencio e oração, “explica o sacerdote.

No Sábado(4) de Aleluia, ou seja, o sábado de alegria, as atividades começam ás 22h com a celebração da missa de Vigília. A programação termina no domingo (5) com a grande festa da Páscoa, vida nova.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.