Redes sociais

ITZ: Semus alerta sobre boatos com agentes de endemias

Segundo a secretaria, os funcionários não usam coletes e sim uniforme.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Segundo o texto no <i>WhatsApp</i>, coletes, bolsas e crachás dos agentes foram roubados.
Segundo o texto no <i>WhatsApp</i>, coletes, bolsas e crachás dos agentes foram roubados. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) emitiu uma Nota de Esclarecimento, alertando a população sobre os boatos envolvendo agentes de endemias no município.

Segundo o texto que estava sendo repassado pelo WhatsApp, teriam sido roubados bolsas, crachás e coletes de agentes que fazem o trabalho de fiscalização e combate à dengue. A Semus afirma que a informação não é verdadeira, dizendo, também, que os funcionários não usam coletes.

A secretaria pede, em nota, que antes de informações como estas sejam repassadas, que o cidadão entre em contato com os órgãos competentes e verifiquem a veracidade.

“Antes de compartilharem este tipo de informação e para qualquer esclarecimento, que entre em contato com a vigilância em saúde por meio do telefone (99) 3524-9879 ou ainda com a ouvidoria SUS no (99) 3524-9853 e (99) 3524-9872.”

Veja o texto na íntegra:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde e do Programa de Controle de Vetores esclarece para a população de Imperatriz que a informação que circula desde o dia trinta de março, por meio da rede social WhatsApp, dando conta que foram roubadas coletes e crachás dos agentes de endemias que fazem o controle de infestação do mosquito da dengue não é verdade.

“Este suposto roubo não aconteceu, e, vale ressaltar, ainda, que nossos agentes de endemia nem coletes usam, o fardamento da equipe compreende apenas crachá, bolsa e camiseta branca com logomarca da prefeitura e do programa”, informa Wyderlanya Aguiar, coorndenadora da vigilância em saúde.

O coordenador do Programa de Controle de Vetores, José Ribamar reafirma que a população não precisa se preocupar em relação a este boato. “Felizmente não houve nenhuma ocorrência desta natureza e em caso de dúvidas, nas visitas as pessoas podem pedir para verificar os crachás que contém as informações necessárias de identificação de cada servidor, ou ainda, entrar em contato conosco no 3524-9879”, frisa José Ribamar.

Ele ressalta também que a origem desta informação mentirosa é desconhecida e que aparentemente visa apenas dificultar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde que tem trazido bons resultados em relação ao controle de infestação do mosquito da dengue, diminuindo o número de casos da doença no município nos últimos anos.

A Secretaria Municipal de Saúde pede, ainda, para as pessoas que estão nas redes sociais que, antes de compartilharem este tipo de informação e para qualquer esclarecimento, que entre em contato com a vigilância em saúde por meio do telefone (99) 3524-9879 ou ainda com a ouvidoria SUS no (99) 3524-9853 e (99) 3524-9872.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.