Reforma Agrária

Incra e movimentos sociais debatem prioridades

Representantes do Incra reuniram-se com coordenadores do MIQCB e da Assema.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44

MARANHÃO – Com o objetivo de construir um planejamento participativo com os movimentos sociais ligados aos trabalhadores rurais, a Superintendência Regional do Incra no Maranhão reuniu-se com coordenadores do Movimento Interestadual das Quebradeira de Coco Babaçu (MIQCB) e Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema).

Na ocasião, o superintendente Jowberth Alves, falou das principais linhas de atuação do Instituto e do diálogo e a participação ativa dos movimentos sociais na elaboração do planejamento do órgão.

Outros pontos apresentados para a condução da reforma agrária no Maranhão foram a qualificação dos projetos de assentamento, o georreferenciamento e a ampliação de parcerias com o governo estadual.

“Uma das nossas metas é iniciar este ano o georreferenciamento dos assentamentos, definindo os lotes, para que se tenha um cenário real e, assim, fazer um planejamento mais eficiente“, afirmou o superintendente.

As representantes do MIQCB e da Assema, entidades ligadas às mulheres rurais, sugeriram ao Incra ações de melhorias nos assentamentos, como a implementação de infraestrutura nos assentamentos, como estradas, habitação e água; o acesso a crédito agrícola; Pronaf Mulher e a educação via Programa Nacional de Educação na Reforma agrária (Pronera).

A representante do MIQCB, Maria do Rosário Soares, também destacou a necessidade de regularização de territórios quilombolas e a importância da preservação dos recursos naturais no Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.