Segurança

Obrigatoriedade do uso de extintor ABC deve ser prorrogada

Caso o Detran aceite o pedido, a norma começará a valer no dia 1º de julho.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL – O Ministério das Cidades apresentou ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran) pedido para adiamento por mais 90 dias para entrar em vigor a obrigatoriedade do uso do extintor ABC nos veículos. Caso o Detran aceite o pedido, a norma começará a valer no dia 1º de julho.

Inicialmente, os motoristas deveriam ter se adequado à exigência até janeiro deste ano. Houve prorrogação para 1º de abril de 2015. Segundo o Ministério, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicará uma nova resolução que vai alterar novamente a data. Isso se deve à dificuldade dos motoristas para encontrar o item de segurança.

Após o vencimento do prazo, em julho, os motoristas que não cumprirem a determinação podem ter de pagar R$ 127,69 de multa e somar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Carros fabricados a partir de 2005 já vêm com o extintor de fábrica. O equipamento tem validade de cinco anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.