Caso de Preconceito

Gaúcha critica cultura do Maranhão em rede social

Na publicação, a jovem afirma que "a maioria das mulheres são ‘piriguetes’ e os homens malandros".

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
 Texto publicado pela jovem em página atribuída a ela. Foto: Reprodução / Facebook
Texto publicado pela jovem em página atribuída a ela. Foto: Reprodução / Facebook

IMPERATRIZ - Uma mulher identificada como Isabela Cardoso, natural de Gramado (RS), publicou, em perfil atribuída a ela, um texto em uma rede social criticando, de maneira preconceituosa, a cultura do Maranhão e as pessoas que moram no Estado. Na publicação, Isabela afirma que “a maioria das mulheres são ‘piriguetes’ e os homens malandros”, além de dizer que o Bumba meu boi e o carnaval são horríveis.

No texto, a mulher relata que passou um ano e sete meses com o esposo trabalhando na empresa Suzano Papel e Celulose, em Imperatriz.

O promotor de Justiça do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Joaquim Junior, também, utilizou as redes sociais na manhã dessa segunda-feira (2) para dizer que o MP tomará providências contra a jovem. “O fato é considerado criminoso pela legislação”, afirma o promotor na postagem.

 Texto publicado pelo promotor na manhã dessa segunda (2). Foto: Reprodução / Facebook
Texto publicado pelo promotor na manhã dessa segunda (2). Foto: Reprodução / Facebook

O art. 20 da Lei 7.716/89 define como crime "Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, religião ou procedência nacional". Por meio de portaria, O MP-MA afirma que “instaurou o procedimento de investigação criminal, visando apurar os fatos para, posteriormente, buscar a responsabilização judicial da investigada”.

Esclarecimento

Por meio de nota, a empresa Suzano Papel e Celulose afirma que Isabela Cardoso nunca fez parte do quadro de colaboradores da empresa.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

Em relação ao post publicado em rede social no último domingo (01), no qual uma suposta ex-funcionária da Suzano Papel e Celulose fez comentários desrespeitosos à cultura maranhense e à cidade de Imperatriz (MA), a Suzano esclarece que tal pessoa nunca fez parte do quadro de colaboradores da empresa, mas que, independentemente disso, a empresa repudia tal comportamento.

A Suzano ainda afirma que está plenamente satisfeita em estar presente no Maranhão e só tem a agradecer ao povo maranhense pela forma como foi acolhida.

A empresa se coloca à disposição para colaborar com quaisquer investigações que se façam necessárias e reforça que os usuários de mídias sociais são pessoalmente e integralmente responsáveis pelo conteúdo de seus posts.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.