Planejamento

Saiba como organizar as contas depois do Carnaval

É preciso renegociar as dívidas que estão atrasadas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ - Para amenizar a ressaca dos gastos extras no Carnaval e curar a dor de cabeça das dívidas que cresceram, o consumidor pode usar gratuitamente o JIMBO, ferramenta que ajuda a organizar as contas no dia a dia e ainda programar as despesas do ano.

Com a ferramenta também é possível gerir os gastos com a palma da mão, já que a versão do software também está disponível para celulares.

“O ideal é colocar as contas no papel. Pense em todos os gastos que teve durante a viagem, desde os pequenos até os mais caros como hospedagem, transporte, passeios, alimentação. Mas se começou o ano endividado é preciso se preocupar com as despesas fixas e listar todas as contas que estão atrasadas”, explica Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Segundo Moraes é preciso renegociar as dívidas que estão atrasadas e também avaliar a necessidade de trocar uma dívida ruim por uma melhor.

“Por exemplo, o cheque especial é um instrumento para ser usado apenas em casos de emergência, porque seu objetivo é socorrer o cliente numa situação imprevista. Então seu uso é indicado quando você está seguro de que cobrirá sua conta corrente no prazo de alguns dias”, diz ele.

“Se você estiver endividado no cartão de crédito, ou no cheque especial, você pode optar por uma linha de financiamento mais adequada para sua necessidade. O crédito consignado, por exemplo, é uma modalidade de crédito descontada diretamente da folha de pagamento do empregado (aposentado, pensionista ou funcionário do setor privado), justamente por ser um crédito com uma garantia maior de pagamento, os juros costumam ser baixos”, acrescenta Moraes.

Se a pessoa usou o cartão de crédito durante o Carnaval, o melhor é optar pelo pagamento total do valor da sua fatura. “Evite pagar o valor mínimo e entrar no crédito rotativo, um financiamento automático do saldo devedor do cartão acrescido de juros”, ressalta Moraes.

Novo comportamento

Quem está endividado precisa mudar seu comportamento em relação ao consumo, não basta apenas pagar as dívidas. “É preciso cortar as despesas desnecessárias para equilibrar o orçamento e evitar velhos hábitos que comprometem o salário no mês, por exemplo, passar na frente de uma vitrine e se render a mais uma calça jeans, ou ir para o cineminha todo final de semana”, diz o diretor de educação financeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.