Oscilações da temperatura

Médico alerta para cuidados com as variações de temperaturas

Crianças e os idosos são mais prejudicados com as variações da temperatura.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Reprodução internet)

IMPERATRIZ – As mudanças de temperatura características desta época do ano representam um risco à saúde das pessoas, principalmente, para crianças e idosos. As internações por infecção respiratória são comuns neste período, e é preciso ficar atento para não ser mais uma vítima.

“Crianças e idosos são mais propensos a doenças respiratórias. Elas têm mais chances de adquirir esses tipos de problemas por conta do organismo que é mais frágil, é mais sensível”, alerta o médico Alexandre Martins.

Segundo o especialista, o vapor com a poeira no início da chuva após altas temperaturas, quando inalados, vai para o sistema respiratório e acarreta alterações no sistema de defesa do organismo, o que pode deixá-lo mais fragilizando e em condições propícias para o desenvolvimento de bactérias.

“Uma das prevenções é evitar esse choque térmico. As crianças adoram tomar banho de chuva na rua e isso deve ser evitado por duas razões: uma por conta dessa mudança e da possibilidade de inalar essa poeira; a outra é porque o tempo em que elas passam úmidas na chuva diminui a temperatura do corpo e o frio dificulta a defesa do organismo”, afirma Alexandre.

Ainda de acordo com o médico, tanto crianças como idosos devem evitar andar úmidos, no frio e as variações bruscas de temperaturas. Com relação às crianças, Alexandre diz que as mães devem ficar atentas a perda de apetite, febre, tosse, dificuldade de respirar e diminuição da disposição dos filhos, pois são sinais infecções respiratórias que podem evoluir para uma pneumonia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.