Saúde

Blitz no Centro reforça combate a hanseníase em Imperatriz

Na cidade, entre os anos de 2012 e 2014, os casos de hanseníase caíram de 400 para 130.

Geovana Frasão/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: Geovana Frasão/ Imirante Imperatriz.)

IMPERATRIZ – Agentes do Programa Controle de Hanseníase realizam, na manhã desta sexta-feira (30), uma blitz no Centro. A ação faz parte das atividades de mobilização e conscientização sobre a doença em referência ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, data cuja “comemorações” podem acontecer entre a penúltima e última semana de janeiro.

Durante todo esse mês foram realizadas ações de combate à hanseníase. Na segunda maior cidade do Maranhão, entre os anos de 2012 e 2014, os índices de casos de hanseníase caíram de 400 para 130 a cada cem mil habitantes.

Mesmo com essa redução, o número de casos confirmados da doença ainda é considerado alto, o coordenador do Programa de Controle de Hanseníase, Francisco Cutrim, prefere não mencionar números, segundo para não passar a impressão de que a redução nos índices seja motivo para não se preocupar com o contágio.

Segundo Cutrim, outra preocupação é conscientizar os familiares dos doentes de que são potenciais portadores do bacilo causador da doença, mesmo que não sinta dormência, e não tenha manchas brancas ou avermelhadas – sintomas mais conhecidos da hanseníase.

Em Imperatriz, o acompanhamento é feito pelo Centro de Referência em Dermatologia Sanitária, que além de oferecer o tratamento aos portadores de hanseníase faz, também, a monitoramento das pessoas que convivem com o paciente.

Segundo Cutrim, outra preocupação é conscientizar os familiares dos doentes que são potenciais portadores do bacilo causador da doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.