Trabalho análogo de escravo

ITZ sedia encontro nacional de combate ao trabalho escravo

O encontro conta ainda com a presença de trinta lideranças sindicais do MA.

Geovana Frasão/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
Em foto de arquivo, uma das várias operações da Polícia Federal no combate ao trabalho análogo de escravidão.
Em foto de arquivo, uma das várias operações da Polícia Federal no combate ao trabalho análogo de escravidão. (Foto: Reprodução/MTE)

IMPERATRIZ – Imperatriz foi a primeira cidade do Brasil a ser escolhida para sediar um encontro promovido pela Organização Internacioanal do Trabalho (OIT), em parceria com a Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag). De acordo com informações da OIT, cerca de 25% dos trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão declaram ter saído do Maranhão.

O encontro, terá início às 10h de hoje ( 27) e segue até a próxima sexta-feira. Trinta lideranças sindicais de todas as regiões do Maranhão confirmaram presença. O evento tem o objetivo de formar multiplicadores de combate ao trabalho escravo.

Conforme com o representante da OIT, Luís Machado, o Maranhão foi escolhido por ser o Estado de maior incidência de trabalhadores escravos. Segundo Machado, a ideia é fortalecer os sindicatos de trabalhadores rurais e juntar forças na luta para a erradicação do trabalho escravo.

Entre as orientações que receberão os participantes estão: noções da legislação trabalhista, conceitos de trabalho escravo, e o papel do movimento sindical na orientação dos trabalhadores.
Além do Maranhão, Piauí e Pará também serão contemplados com o curso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.