Fies

Página do Fies na internet continua fora do ar

FNDE informou que a suspensão não causará prejuízo aos estudantes.

Imirante Imperatriz, com informações do MEC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
O   sistema foi retirado do ar na semana passada para fazer adequações.
O sistema foi retirado do ar na semana passada para fazer adequações. (Foto: Divulgação )


BRASIL - A página na internet do site do Sistema Informatizado do Programa de Financiamento Estudantil (Sisfies) do governo federal continua sem funcionar. O sistema foi retirado do ar na semana passada para fazer adequações às portarias normativas 21 e 23, editadas pelo Ministério da Educação (MEC) nos últimos dias do ano passado.

O estudante que acessar site para se cadastrar e solicitar financiamento do curso superior irá encontrar uma página bloqueada e um aviso do MEC.
A assessoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), informou que o período de suspensão das atividades não implicará prejuízo aos estudantes porque o prazo para renovação dos cadastros vai até 30 de abril e a solicitação de novos financiamentos pode ser feita até junho.

Mudanças
As portarias estabelecem mudanças para a concessão do financiamento estudantil, entre elas a obrigatoriedade de pontuação mínima de 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o candidato obter o benefício. Segundo a assessoria de imprensa FNDE, ligado ao MEC, com as novas normas, foi necessário retirar o Sisfies do ar para fazer as adequações.

O que é o fies

É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O FNDE passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.