Política

Juízes questionam no STF resolução do CNJ sobre cargos no Judiciário

A resolução prevê critérios para criação de cargos no Poder Judiciário.

Imirante Imperatriz, com informações do STF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

BRASIL - Associações de juízes entraram no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que prevê critérios para criação de cargos no Poder Judiciário.

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) alegam que o CNJ invadiu competência da União ao editar a resolução, pois o tema só poderia ser regulado por lei formal.

Os juízes apontam que a resolução 184 - publicada pelo CNJ em dezembro de 2013 - determina que os anteprojetos de lei que criam cargos de magistrados e servidores, entre outros no Poder Judiciário da União, devem obedecer o disposto pelo Conselho.

As duas associações pedem que o Supremo declare a inconstitucionalidade do texto, para afastar a aplicação da resolução na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.