Defesa Civil

Começa a instalação de Compdec’s, em 2015

O processo vai ser orientado pelos militares do 3º GBM, em toda a Região Tocantina.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Serão instaladas, nos municípios da Região Tocantina, as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec), durante todo o primeiro semestre de 2015. O processo será orientado pelo 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Imperatriz (GBM).

A Compdec possibilida agilidade e autonomia em alguns serviços prestados pela defesa civil.

De acordo com a Capitã Kátia, do 3º GBM, as da coordenadoria envolvem desde a captação direta de recursos federais – em caso de situação de emergência ou calamidade pública – até à análise preventiva de situações de risco.

“Criando-se uma equipe municipal, eles poderão fazer toda a análise do que está em risco naquele local e estar procurando sanar estas dificuldades antes que aconteça o evento em si”, explica.

Instalação

O processo de instalação será possibilitado pela abertura da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Corpdec), também no início do ano.

De acordo com a Capitã Kátia, a Corpdec foi criada para suprir melhor as demandas dos municípios do estado. Para tanto, o Estado foi dividido em oito regionais, que, posteriormente, vão originar as Compdec’s.

A Corpdec da Região Tocantina, com sede em Imperatriz, será responsável por 23 municípios. O trabalho do Corpo de Bombeiros será em orientar a criação dessas coordenadorias, através da realização de palestras com vereadores, prefeitos e secretários.

Após a primeira orientação, a prefeitura de cada município criará a Lei, possibilitando a criação da Compdec. A equipe que ficará na sede municipal, também, receberá treinamento dos bombeiros.

Como já existem Compdec’s em 12 cidades, apenas 11 participarão do processo desde o início. As demais terão somente acompanhamento.

Segundo a Capitã, o processo de implantação começará pelos municípios mais próximos, como João Lisboa e Senador La Rocque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.