Tarifa Social

Em Imperatriz, 27 mil que perderam benefício podem se recadastrar

A partir de janeiro, consumidores receberão a fatura sem desconto.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Divulgação)

IMPERATRIZ – Não haverá prorrogação de prazo para a atualização do cadastro no Tarifa Social de Energia Elétrica, segundo a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). No entanto, as famílias podem fazer um novo registro e voltar a receber o benefício.

Em Imperatriz, 27 mil pessoas foram removidas do programa, que garantia um desconto de até 65% na conta de energia de famílias com renda baixa.

De acordo com o executivo de relacionamento da CEMAR, Sandro Marcos Lemos, a partir deste mês, as pessoas que não cumpriram o prazo já estão fora do sistema e passam a pagar o valor real do consumo. Mas, segundo ele, essa situação não precisa ser definitiva.

“A qualquer momento (o consumidor) pode voltar a ter o benefício, desde que faça a atualização na Secretaria de Ação Social do município”, afirma. O procedimento, também, é realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A partir dessa atualização, o cidadão recebe o Número de Inscrição Social (NIS), que o habilita a efetuar o recadastramento. Depois, é necessário apresentar o NIS em um posto de atendimento da CEMAR, juntamente com os seguintes documentos:

- Conta de energia;

- Cartão do Bolsa Família, Bolsa Escola ou Vale Gás;

- CPF, e;

- Identidade.

Caso a conta de energia estiver no nome do marido e o cartão do Bolsa Família no nome da esposa, por exemplo, é necessário apresentar a certidão de nascimento dos filhos.

A partir disso, o prazo para finalização do procedimento e retorno do desconto na conta de energia é de 30 a 45 dias, segundo Sandro Marcos.

Prejuízos

Além das famílias prejudicadas pela perda do benefício, o executivo de relacionamento da CEMAR, Sandro Marcos, lembra que outros setores econômicos serão afetados.

“Uma vez que se pega uma parte do dinheiro para pagar a conta de energia, esse dinheiro deixa de circular na cidade”, lembra, mesmo sem falar em valores.

Segundo Marcos, a principal causa do grande número de beneficiários desligados do programa é a falta de informação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.