Transparência

Aplicativo permite que usuários monitorem gastos de parlamentares

É possível ver quanto os deputados federais gastam em 13 categorias.

Imirante Imperatriz, com informações da TV Brasil.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Reprodução/Internet)

BRASIL – Uma nova alternativa para quem gosta de fiscalizar o gasto de dinheiro público é o aplicativo Akam, que permite aos usuários ver como os deputados federais, de todos os estados, utilizam a verba pública.

Desenvolvido por estudantes de Engenharia de Softwares da Universidade de Brasília (UnB), o aplicativo faz uma espécie de organização dos dados já existentes no Portal da Transparência, facilitando a sua leitura.

As informações são divididas em 13 categorias, indicando diferentes tipos de aplicação dos gastos. Algumas delas são: passagens aéreas, gasolina, telefonia, alimentação, hospedagem e divulgação de atividades.

Também é possível fazer o comparativo dos gastos de cada deputado com a média de todos os parlamentares.

As buscas podem ser realizadas por partido, ordem alfabética ou por Estado. O usuário que quiser saber as informações de alguns deputados, podem marcar os escolhidos como favoritos e receber dados diários sobre eles.

Por enquanto, o aplicativo está disponível, gratuitamente, somente para o sistema operacional IOS, que é a base do iPhone, iPad e iPod Touch. Mas os estudantes já trabalham para disponibilizar o programa em outras plataformas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.