Qualificação

HUUFMA ganha Residência em Cirurgia e Traumatologia

Essa é a primeira residência da área no Maranhão e terá início em 2 de março.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Biaman Prado/O Estado)

MARANHÃO – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), por meio da gerência de ensino e pesquisa, conseguiu aprovação do Programa da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, pela Comissão Nacional de Residência em Saúde do Ministério da Educação.

Essa é a primeira residência da área no Estado do Maranhão. A previsão para aplicação das provas é no dia 8 de fevereiro, e o início letivo da residência no dia 2 de março de 2015. O programa será coordenado pelo professor doutor Eider Guimarães Bastos.

A residência terá duração de três anos com uma carga horária de 60h semanais que serão comtempladas com o desenvolvimento de atividades teóricas/práticas com aulas expositivas, aulas expositivas dialogadas e treinamento em serviço.

Com o objetivo de conduzir ao conhecimento na área de cirurgia e traumatologia buco- maxilo-facial, a residência deve proporcionar treinamento suficiente para a atuação na especialidade em nível ambulatorial e hospitalar, de acordo com as Normas do Conselho Federal de Odontologia.

A especialidade, cirurgia e traumatologia abrange uma extensa área de conhecimento, desde o diagnóstico de pequenas lesões bucais e dentários até o tratamento em nível hospitalar dos traumatismos faciais e deformidades dento-faciais.

Para o coordenador desse programa, “é um momento ímpar que vai beneficiar principalmente a população cometida por traumas faciais, patologias do complexo buco-maxilo-facial e deformidades dentofacial funcional, pelo fato de poder ampliar o número de profissionais que serão capacitados para oferecer esse tipo de atendimento”.

De acordo com Eider Guimarães, a maioria das pessoas que precisam dessa cirurgia são vítimas de acidentes de motos onde estavam sem capacetes e uma porcentagem elevada são advindos do interior do Estado.

Com a entrada do novo programa, o HUUFMA contará com três residências, pois já existem duas: a Médica e a Multiprofissional em Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.