Animais Silvestres

Bombeiros recebem filhote de Macaco de Cheiro em ITZ

O animal foi recolhido em um sítio no município de Lageado Novo.
Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.17/12/2014 às 20h09

IMPERATRIZ – Um casal entregou ao 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3° GBM) um filhote de Macaco de Cheiro. Segundo o casal, o animal foi recolhido em um sítio no município de Lageado Novo por causa das más condições de criação em que estava o bicho.

O casal procurou primeiro o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para deixar aos cuidados do órgão, mas no local o homem e a mulher foram informados que não estão mais recebendo animais. Eles foram orientados a procurar o Corpo de Bombeiro.

Hoje, quando um animal silvestre é capturado ou entregue aos bombeiros, o procedimento adotado é o de soltar o animal nas matas da região. Como o macaco entregue pelo casal é ainda é um filhote, a capitã Kátia se comprometeu em legalizar a criação do animal.

O Macaco de Cheiro é uma espécie de pequeno macaco diurno, medindo cerca de 30 cm de comprimento e natural da região amazônica.

Há quase um ano, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que funcionava dentro do Ibama, fechou. Segundo a responsável pelo Cetas em Imperatriz, Gabriele Rocha, desde o ano passado o centro recebeu a ordem de fechamento devido à falta de estrutura adequada para atender os animais.

Com o fechamento do Cetas, os animais são recebidos pelos bombeiros e depois devolvidos a natureza sem a devida triagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.