Saúde

Alunos discutem humanização baseada em evidências

O tema destaca a humanização no atendimento aos pacientes e também nos locais de trabalho.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Discutir a humanização e qualidade assistencial baseada em evidências, esse é objetivo da VI Jornada de Enfermagem (Joenf) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizada em Imperatriz. Estudantes de Enfermagem e Medicina da instituição e de outras faculdades participam do evento.

O evento, que começou nessa quarta-feira (10) e segue ate esta sexta-feira (12), é promovido pelo Centro Acadêmico Ana Néri em parceria com a coordenação do curso de Enfermagem. O objetivo da jornada é colaborar para o ensino e desenvolvimento de pesquisas, promovendo melhorias para os profissionais da saúde na região.

Para a coordenadora e professora do curso, Maria Neyrian, o momento é oportuno para discutir e colocar em prática a humanização no atendimento aos pacientes. “É necessário lutar também para a humanização no nosso trabalho, nas nossas ações. Quando não há um ambiente de trabalho com condições propícias, fica difícil de humanizar e isso gera um prejuízo para nossos pacientes”, destacou.

Na palestra de abertura, a professora Maria Aparecida Alves ministrou a palestra “Pesquisa clínica: um novo campo de atuação do enfermeiro". Ela falou sobre as vantagens da pesquisa clínica, citando o desenvolvimento científico e o conhecimento de novas respostas terapêuticas às doenças.

“A Enfermagem é a arte e a ciência do cuidar. O enfermeiro deve estar ciente das problemáticas da comunidade e, a partir daí, surge a pesquisa clínica, que vai tentar resolver as questões do dia a dia do paciente”, enfatizou.

Segundo a acadêmica Thais Rodrigues, a jornada é importante para o curso, pois aprimora vivências, ideias e informações entre alunos e profissionais. “Isso contribui para a formação na graduação e assim prestaremos um serviço de qualidade para a população”, afirmou. A programação continua, nesta sexta-feira, com minicursos e palestras no Campus Bom Jesus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.