Transporte público

VBL diz que não havia motivo para paralisação de motoristas

A direção da empresa diz que maior prejuízo foi deixar de prestar o serviço a população.

Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ - Depois de 16 horas de paralisação, a Viação Branca do Leste (VBL) volta a funcionar normalmente na manhã desta terça-feira (9). Em entrevista coletiva que foi concedida hoje (9), o diretor da empresa, Denis Policarpo, alegou que a paralisação foi irregular e que a real motivação da revolta dos funcionários teria sido a instalação de câmeras de segurança nos ônibus da frota.

De acordo com o diretor, nenhum benefício está atrasado e foi comprovado para o sindicato da categoria que as alegações dos funcionários não são fundamentadas. Denis Policarpo admite que o salário está atrasado há quatro dias – o pagamento era pra ser feito no dia cinco de dezembro -, mas que já está sendo pago. Quanto ao 13º, o diretor afirma que a empresa tem prazo legal até o dia 20 para quitar.

Como medida paliativa, a empresa entrou com uma Ação na Justiça contra o sindicato. Com as negociações, a Ação foi retirada. Os acordos entre o sindicato da categoria e a empresa foram feitos na noite de ontem, culminando no encerramento da greve às 21h.

Diante das irregularidades da greve, o diretor acredita que a instalação de câmeras de monitoramento foi o verdadeiro motivo para o descontentamento dos funcionários.

Para a empresa, a instalação as câmeras é uma medida de garantia da segurança dos usuários e colaboradores do transporte, mas as imagens acabaram flagrando desvios de conduta. “Isso (o flagrante), acho que descontentou alguns e levou à paralisação”, explica. Os servidores flagrados foram advertidos e outros suspensos.

“O prejuízo financeiro a gente não calcula, porque o maior prejuízo que a gente possa ter é a nossa prestação de serviço que não foi às ruas e o maior prejudicado é a população”, argumenta o diretor sobre os prejuízos decorrentes da greve.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.