Violência

Violência contra mulher: 14 mortes e nenhum preso em Imperatriz

Os dados são da Promotoria da Mulher. Na cidade, menos de 10% dos homicídios são investigados.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
( )

IMPERATRI|Z – A violência contra a mulher em Imperatriz apresenta números alarmantes, mesmo a cidade possuindo uma rede de instituições voltadas para o atendimento à mulher. Segundo o promotor da Mulher, Joaquim Júnior, 14 mulheres foram assassinadas só este ano na cidade e nenhum assassino foi preso.

“Imperatriz é uma cidade onde, realmente, a impunidade está muito alta, e a gente precisa estudar e elaborar estratégias para diminuir isso. Em relação à violência contra a mulher nós temos 14 homicídios e nenhum preso. É inadmissível uma situação como essa! Enquanto estivermos convivendo com dados como esse, realmente a violência vai aumentar mesmo”, afirmou o promotor.

Ainda de acordo com o representante do Ministério Público, menos de 10% dos homicídios na cidade são investigados, situação que serve combustível para o aumento da violência na cidade, segundo o promotor.

“Só punição não vai resolver, assim como só campanhas também não vai resolver, tem que ter as duas em conjunto. Os delegados de Imperatriz reclamam de falta de estrutura e de carência de toda a sorte, mas não está dando pra conviver com a situação de hoje aqui em Imperatriz”, ressaltou.

Ano ainda nem terminou, e o números de mulheres assassinadas já superou os registrados em 2013. Fato que preocupar as autoridades. “Está preocupante, a gente não pode tentar mascarar a verdade. Imperatriz está apresentando um índice de violência, de modo geral, muito grande. É preocupante porque nós já temos os órgãos que atuam na rede de atendimento à mulher e mesmo assim a gente não está conseguindo reduzir a violência”, completou Joaquim Júnior.

Campanha

Na manhã desse sábado (6), um pit stop incentivou a sociedade de Imperatriz para a não violência contra as mulheres, além de alertar e prevenir à sociedade sobre esse tipo de violência. No início da noite, um filme sobre o massacre de Montreal, no Canadá, foi exibido na sala do Cine Cultura.

As ações foram em alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, ou campanha do laço branco, como ficou mais conhecida. A atividade também faz parte da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.