Jornalismo

Sibita: revista artesanal mostra curiosidades sobre ITZ

A revista foi produzida por acadêmicos do curso de Jornalismo da UFMA.

Tátyna Viana/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
 Revista artesanal produzida por acadêmicos da UFMA. (Foto: Tátyna Viana / Imirante Imperatriz)
Revista artesanal produzida por acadêmicos da UFMA. (Foto: Tátyna Viana / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Um pouco de cultura, gastronomia, história e até dicas para um lazer alternativo. Tudo isso em 20 páginas ou cinco folhas num formato bem aproveitado, nos mínimos detalhes.

O fanzine ou “zine” foi produzido por acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob orientação da professora Yara Medeiros, como atividade laboratorial para a prática do jornalismo impresso.

Em cada folha da revista artesanal o leitor enxerga um pouquinho de Imperatriz. A primeira edição, aliás, “edição 0”, traz detalhes da cultura da cidade, como o tradicional café da manhã servido nas calçadas, e mostra pontos de visitação, com direito a mapa, para localização. Tem entrevista e outras curiosidades, como o palavreado imperatrizense.

"Mapa etílico" mostra localização de bares no entorno da Uema. (Foto: Tátyna Viana / Imirante Imperatriz)

De mão em mão, a revista chegou à redação do Imirante Imperatriz e leva informação ao público. Feita com recortes, colagem, escrita à mão e com impressões, é sucinta e de fácil compreensão.

“Cada um pensou em uma forma de falar sobre a cidade. O resto foi muito folear, procurar, recortar, colar, descolar, diagramar, colar de novo, ajeitar e pensar, pensar ‘muuuuuuuuito’”, diz o editorial.

 Palavreado imperatrizense é destaque no
Palavreado imperatrizense é destaque no "zine". (Foto: Tátyna Viana / Imirante Imperatriz)

Fanzine

Abreviação de fanatic magazine, pode ser uma revista editada por um fã, uma publicação despretensiosa ou sofisticada no aspecto gráfico, mas que também depende do poder econômico do editor. Abrange diversos temas, assumindo ou não postura política. É uma ferramenta de comunicação impressa de baixos custos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.