Encceja Nacional

Exame que avalia competências libera resultados para consulta

Resultados podem ser conferidos na página do Inep.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

BRASIL - Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) de 2014 podem ser consultados pela internet. Também estão disponíveis os resultados do exame para pessoas privadas de liberdade e para jovens sob medidas socioeducativas, assim como daqueles que fizeram a prova no exterior.

O exame é aplicado desde 2002 a jovens e adultos residentes tanto no Brasil quanto no exterior. O objetivo é promover a certificação de pessoas que não concluíram os estudos na idade apropriada. A participação é voluntária e gratuita. Este ano, 112.607 candidatos inscreveram-se para o Encceja Nacional e outros 11.544 nas unidades prisionais e socioeducativas. No exterior, 2.303 pessoas.

Para obter o certificado do ensino fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos de idade completos na data de realização das provas. Para quem deseja obter o de ensino médio é necessário ter no mínimo 18 anos completos. O participante pode pedir o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas, em quaisquer edições anteriores, para fins de certificação.

Para o ensino fundamental, são aplicadas provas estruturadas em língua portuguesa e estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, história, geografia, ciências naturais e redação. Para o ensino médio, a prova é composta por linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e uma proposta de redação.

Os resultados do Encceja podem ser conferidos na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), na internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.