Possibilidades

Projeto desperta alunos de engenharia à produção jornalística

A ideia é aproximar os alunos com assuntos da cidade; eles falaram sobre a Caema.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
A ideia é aproximar os alunos com assuntos da cidade; eles falaram sobre a Caema.
A ideia é aproximar os alunos com assuntos da cidade; eles falaram sobre a Caema. (Divulgação/Internet)

IMPERATRIZ – Alunos do primeiro período do curso de engenharia elétrica, do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), de Imperatriz, viraram jornalistas, por um dia. O projeto, desenvolvido pelo professor André Santos, da disciplina de Português Instrumental, propôs que os universitários interagissem com os assuntos da cidade, por meio de um jornal, no formato impresso.

Demonstrando habilidades de um profissional da imprensa, o estudante Bruno Oliveira, de 19 anos, conta que a experiência foi interessante e satisfatória. E, apesar de não pretender exercer a profissão de jornalista, Bruno descreve o prazer que teve em produzir reportagens.

“Quando eu e meu amigo começamos a escrever, as palavras fluíram de forma rápida e prazerosa. Foi uma forma nova de expressar o que pensamos, mantendo uma linguagem acessível e em alguns casos até irônico, mas sem perder a credibilidade”, avalia Bruno Oliveira.

O tema escolhido para a pauta foi pensando com o objetivo de levar uma discussão conhecida pela maioria dos cidadãos, como justifica o estudante: “Decidimos fazer um jornal regional e atual, que fosse leve e informal. Optamos pelo tema Caema, pois ele se tornou corriqueiro e vem causando muita indignação e constrangimento aos imperatrizenses”.

Bruno Oliveira detalha que o projeto levou duas semanas para ser produzido. E fala, com orgulho, que o grupo apresentou o jornal nessa quarta-feira (26) e teve comentários positivos e instigadores por parte do professor e de quem olhou o resultado dos seus esforços.

Com esperança, os universitários revelam que pretendem lançar a versão do projeto para apreciação do público.

“Queremos lançar a versão impressa do jornal para distribuir nos lugares, mas não sabemos ainda como fazer”, completa o aluno.

Veja o projeto aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.