Solidariedade

Ampare recebe alunos de medicina da UFMA e repassa doações

A ação foi realizada na tarde dessa quinta-feira (27).

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
A ação foi em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.
A ação foi em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. (Divulgação/Jeferson Sousa)

IMPERATRIZ - A Casa Solar da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), foi palco de mais uma iniciativa de conscientização e solidariedade. Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, lembrado nessa quinta-feira (27), os voluntários da instituição prepararam uma tarde especial e receberam os alunos de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para um bate-papo.

Na oportunidade, foram repassadas doações para o Lar São Francisco, que presta assistência social a idosos, em Imperatriz. Toda doação repassada é resultado de uma ação da Unisulma, realizado nos dias 23 e 24 de outubro.

Os universitários conheceram as histórias dos pacientes e da ONG, e estreitaram laços com a Ampare. Para o estudante Paulo Sotillo, de 23 anos, que conheceu a luta da Ampare em uma palestra na Associação Médica, a experiência serve para aproximar e humanizar.

“A Instituição dá um cuidado necessário. Tem que ter uma atenção especial, porque se trata de uma doença muito delicada, que mexe não só no físico, mas também no emocional. Para o médico, é importante entender o câncer além de uma doença física”, falou Paulo Sotillo.

A voluntária e sócio-fundadora da Ampare, Dra. Maria das Graças Cortez Moreira, relata com alegria e esperança a visita dos futuros médicos à Casa Solar da Ampare.

“É com muita alegria que recebemos nossos futuros médicos. Então, quanto mais cedo conhecerem a realidade, mais cedo se sensibilizarão e escolherão suas especialidades. Com a carência que temos em oncologistas, espero que daqui surjam alguns. E surjam oncologistas pediátricos, também, porque está precisando. Além do espírito voluntario”, relatou Graça Cortez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.